
Reciclar, é reaproveitar materiais orgânicos, que são aqueles de origem animal. E inorgânicos aqueles que não têm origem biológica.
Os alimentos, por exemplo, são considerados materiais orgânicos. As sobras destes alimentos como as cascas de legumes e frutas que vão para o lixo de cozinha pode ser transformado em adubo. Os adubos são fertilizantes utilizados na terra para enriquecer os solos das plantações.
Os materiais inorgânicos como: plásticas, latas de refrigerante, entre outros, também podem ser reciclados. Nestes casos, é muito comum que se reutilize o próprio material, ou seja, latas de refrigerante são processadas e transformadas em novas latas, assim como as garrafas de vidro também são preparadas de forma a serem reutilizadas.
Para colaborar no processo de reciclagem o lixo é separado em 4 latas diferentes: metal, papel, vidro e plástico.

A RECICLAGEM NO BRASIL
No Brasil produzem atualmente 240 mil toneladas de lixo por dia. A reciclagem na maioria das cidades do Brasil, e feita pelo sistema de coleta seletiva, geralmente è um serviço semanal de coleta de materiais previamente separados pela população.
A cidade brasileira que mais recicla lixo è Curitiba. Este processo contribui para formação de uma consciência ecológica e ainda aumenta a vida útil dos aterros sanitários, e valoriza a limpeza publica.

PROCESSO DE RECICLAGEM
Ao consumidor cabe separá-lo em casa e entregá-lo para a coleta seletiva da prefeitura ou às cooperativas de catadores. O material será recolhido, separado e vendido (ou doado, depende do caso) para indústrias de reciclagem que, por sua vez, executarão a reciclagem propriamente dita.
A RECICLAGEM TRAZ DIVERSOS BENEFICIOS TAIS COMO:
Contribui para diminuir a poluição do solo, água e ar.
Melhora a limpeza da cidade e a qualidade de vida da população.
Melhora a produção de compostos orgânicos.
Gera empregos para a população não qualificada.
Gera receita com a comercialização dos recicláveis.




Nenhum comentário:
Postar um comentário